domingo, 13 de maio de 2012

Sessão 7 - Tarefa 2 - Comentário de Maria José Domingues ao sítio de social bookmarking de Adosinda Pires

Adosinda Pires foi cuidadosa na seleção de recursos. Abrangeu um leque diversificado de sítios da Internet, cujas temáticas são pertinentes e adequadas ao nosso público (professores bibliotecários, docentes, alunos, pais…), permitindo-lhes recorrer a um conjunto variado de ferramentas relevantes.Deu um título adequado a cada recurso e fez uma breve descrição com a informação necessária.As etiquetas estão bem organizadas e permitem identificar facilmente os recursos que se desejam. Segundo o texto facultado na sessão anterior, “ Marcadores sociais (Social Bookmarking) 1”, era referido que O Diigo permite etiquetas com várias palavras, desde que colocadas entre aspas”. No meu entender, acho que a colega deveria substitui os hífens por aspas onde tem etiquetas com várias palavras. Inicialmente, no meu sítio de social bookmarking, também tinha colocado hífens masjá os substituí por aspas.
Continuação de um bom trabalho.
Maria José Domingues

Sítio de social bookmarking de Adosinda Pires
por Mariana Mesquita Oliveira - Quinta, 3 Maio 2012, 17:40


Sem pretender entrar em qualquer discussão mas apenas porque é importante que partilhemos a nossa opinião sobre estes assuntos, vou-me permitir "discordar" da sugestão da Zé e, por consequência, apoiar a opção da Adosinda, baseada nas seguintes razões:

1. No texto de apoio à sessão é dito (página 6) que,"no seu artigo sobre a literacia de tags, Ulises Ali Mejias sugere um conjunto de boas
práticas na seleção de tags.
Elas incluem:
 Utilizar o plural em vez do singular
 Utilizar minúsculas
 Agrupar as palavras utilizando o travessão baixo (underscore)
 Seguir a convenção de tags iniciada por outros
 Agregar sinónimos."

2. A colocação das aspas é apenas para que a expressão apareça junta na etiqueta mas, ao colocar em nuvem, esse efeito por vezes perde-se, pois podem aparecer muito separadas na configuração da imagem.

Em conclusão, eu também fiz as duas experiências e optei por seguir os conselhos acima citados, incluindo a colocação do underscore, como, aliás, vi em vários sítios. Afinal, é apenas tudo uma questão de coerência!

Um abraço,
Mariana


Sítio de social bookmarking de Adosinda Pires
por Adosinda Pires - Quinta, 3 Maio 2012, 20:32

Olá colegas!

Eu segui precisamente as indicações de Ulises Ali Mejias, como refere a colega Mariana.
A referência que fez a Maria José considera-se oportuna e até faria maior sentido se, como equipa da biblioteca, considerássemos uma das regras a seguir por todos os elementos na prática da seleção de tags (como uma regra uniforme), para colocar no Blog ou página da BE.
É evidente que fiz experiências diversas e também consultei vários sítios social bookmarking até decidir publicar o meu sítio (Diigo), com esta particularidade que está em discussão. 
Esta troca de pontos de vista é salutar e contribui para um maior crescimento do grupo.
O trabalho colaborativo gera conhecimento e cada vez mais os docentes têm necessidade de o promover.

Bom trabalho a todos,

Adosinda


Sem comentários: