quinta-feira, 29 de março de 2012

Sessão 4 - Comentários à reflexão de Adosinda Pires - agregação de conteúdos e o trabalho da Biblioteca (vantagens, potencialidades, outros possíveis usos, formas de otimização, …)


Li a reflexão da colega Adosinda e felicito-a pela forma abrangente, esclarecedora e bem estruturada de como abordou a temática da agregação de conteúdos.
Descreveu as vantagens, potencialidades, formas de otimização e outros usos na Biblioteca que eu subscrevo.

Quando refere que relativamente a esta ferramenta as bibliotecas escolares portuguesas estão numa fase embrionária, penso realmente que um longo caminho ainda tem que ser percorrido, no entanto e paulatinamente têm sido feitas pequenas/grandes conquistas, que não devemos descurar, e estas formações são realmente uma ajuda preciosa, remetendo-nos para a questão relevante do papel do professor bibliotecário reforçado quando a Adosinda diz ser fundamental que tanto professor bibliotecário como a equipa estejam sensibilizados para por em prática algumas das suas funções na condução do processo da evolução da Biblioteca 2.0.
Realço na sua reflexão a anotação à diversificação dos públicos-alvo e a necessidade de os blogues e as páginas terem em conta funções e estratégias para suscitar o seu interesse assim como a atenção aos conteúdos que subscreve e disponibiliza. Aproveitaria para acrescentar a importância da articulação/cooperação com os docentes dos restantes departamentos ao sugerir para a página da BE temas com interesse a serem subscritos pelos mesmos e pelos alunos através dos canais RSS.

Cada vez mais teremos que procurar ferramentas que otimizem a qualidade dos produtos e serviços e as potencialidades dos RSS feeds não se podem descurar na dinâmica das bibliotecas.

Marta Medeiros - Sábado, 24 Março 2012, 10:36


Congratulo a colega Adozinda pela reflexão detalhada sobre vantagens, potencialidade e formas de otimização da agregação de conteúdos e de como estes podem agilizar e atrair os utilizadores da biblioteca.
Concordo com o ponto de vista da colega, quando refere que as bibliotecas ainda estão numa fase embrionária na agregação de conteúdos, porque também pude verificar, durante a pesquiza que realizei, que ainda é uma prática pouco comum entre as bibliotecas.
Como a colega, também acho que é essencial que o professor bibliotecário e a equipa estejam cientes da importância que esta ferramenta tem e de como se pode converter numa grande aliada para o trabalho com as bibliotecas. Em simultâneo devemos cativar os docentes dos diferentes grupos disciplinares a colaborar com a biblioteca e a partilhar temáticas das diferentes áreas do saber para que todos em conjunto possamos responder de uma forma mais abrangente a todos os utilizadores deste serviço.
Tenho a certeza que a biblioteca vai suscitar um maior interesse e atrair o público-alvo se responder de uma forma mais eficaz e atualizada.


por Maria José Domingues - Domingo, 25 Março 2012, 13:43

Sem comentários: